Segunda a Sexta-feira das 08 às 12Hs e 13:15 às 18Hs

Notícias

Receita Federal da Visão a realidade!

O mapa estratégico da Secretaria da Receita Federal (2016-2019) cita a Visão do órgão: “Ser uma instituição inovadora, protagonista na simplificação dos sistemas tributário e aduaneiro, reconhecida pela efetividade na gestão tributária e pela segurança e agilidade no comércio exterior, contribuindo para a qualidade do ambiente de negócios e a competitividade do país“.

No ponto de vista de quem utiliza os sistema da Receita Federal, a todo momento, o quesito inovação é inquestionável, os sistemas de processamento são modernos e os projetos são destaques tecnológicos.

No entanto quando analisamos a Receita Federal como protagonista na simplificação dos sistemas tributário e aduaneiro nos deparamos com outra realidade.

Neste mundo real, a simplificação está escondida, sob toneladas de procedimento e desconhecimento. Os processos são desenhados em mão única, não comportando qualquer ação diferenciada, nem a própria falha no funcionalismo interno é considerada para fins de correção da ação.

Os procedimentos não evoluem no mesmo ritmo que os sistemas, e diante do colapso iminente no atendimento os serviços são direcionadas às unidades virtuais de atendimento, nos quais o contribuinte nunca consegue falar com quem está do outro lado.

Em meio a todo esse cenário caótico temos de um lado o contribuinte lidando, incansavelmente, com falhas de atendimento, excessos de procedimentos burocráticos, ausências de orientação, e do outro lado temos a Receita Federal tentado encontrar uma forma e aumentar a efetividade na gestão tributária.

Em termos práticos podemos definir a situação da seguinte forma: uma locomotiva moderna (sistema de processamento de dados), arrastando vagões enferrujados sobrecarregados de falta de orientação, burocratização, processos amarrados, em direção a estação da efetividade.

A qualidade da viagem do contribuinte neste trem depende dos serviços tributários que forem contratados, assessoria tributária de alta qualidade, serviços de contabilidade prestados com excelência podem garantir uma viagem tranquila e segura.

Elaborado por Sílvia Silva – Consultora Tributária – Falavinha Soluções Empresariais