Segunda a Sexta-feira das 08 às 12Hs e 13:15 às 18Hs

Notícias

7 dicas para economizar no Carnaval e curtir a folia no azul

carnaval Dicas

O Carnaval demorou, mas finalmente chegou! Já está de malas prontas e na contagem regressiva para chegar sexta-feira à noite? Eu também!

Até lá, entretanto, tem uma coisa muito importante que você precisa fazer para curtir ainda mais o Carnaval (e diminuir a ressaca moral na quarta-feira de Cinzas): planejar seus gastos para não perder o controle das suas finanças no meio da folia.

Eu sei que essa preocupação pode parecer um pouco chata agora, mas tenha a certeza de que, depois que as festas passarem, você vai agradecer por ter se planejado antes e não ter estourado seu orçamento. Assim, conseguirá guardar apenas boas lembranças e risadas da folia.

Confira agora sete dicas para economizar no Carnaval:

1. Estipule quanto você irá gastar durante todo o feriado:

Antes de sair de casa, faça as contas e estipule um valor para gastar durante as festas.  Essa dica é boa não só para o Carnaval, mas para qualquer viagem que você for fazer. Se você não colocar uma meta para as despesas, aumentam as chances de se empolgar e acabar gastando mais do que deveria.

Não se esqueça de que, quando você voltar, você terá os mesmos compromissos financeiros de sempre: supermercado, contas de casa, transporte, mensalidades. É importante organizar o orçamento para conseguir equilibrar a curtição do feriado com as obrigações do dia-a-dia.

 

2. Para economizar no Carnaval, divida o orçamento por dia:

Agora que você já sabe quanto pode gastar no feriado, divida esse valor pelo número de dias da viagem para ficar mais fácil de seguir o planejado. Lembre que nessa conta diária devem entrar todas as despesas que você terá: alimentação, bebida, transporte, festas, abadás e o que mais você puder prever.

Uma boa dica é, antes de dividir o orçamento por dia, separar uma parte do total (10% pode ser um valor bom) para imprevistos e deixá-la reservada.

 

3. Faça um esquenta antes de ir para as festas e blocos:

Nessa época do ano, os preços das bebidas disparam, especialmente nos lugares onde as festas acontecem. Uma dica boa (e divertida) para economizar no Carnaval é reunir os amigos para beber em casa antes de cair na folia. Comprar bebidas no supermercado fica muito mais em conta do que pagar no mínimo R$ 5,00 por cada lata de cerveja.

É só fazer uma conta rápida: quantas latas de cerveja você pretende tomar?

 

4. Economize na alimentação:

Usar bem o dinheiro é uma questão de definir prioridades. Se você é da folia, são grandes as chances de você querer beber bastante (sempre com responsabilidade e sem dirigir depois, hein?), por isso, uma boa pedida é economizar nas outras despesas que você terá.

Para economizar no Carnaval na alimentação, a dica é cozinhar em casa em vez de jantar fora todos os dias. Tomar um café da manhã reforçado e levar lanches na mochila para não precisar gastar com comida ao longo do dia também é uma boa pedida.

 

5. Não use o carro:

Se você for passar o Carnaval no interior, procure ir até os blocos e festas a pé. Além de ser mais econômico, é divertido ir curtindo o caminho com os amigos e o percurso até as festas é uma ótima oportunidade de conhecer pessoas novas. Se você for passar em cidades maiores, esqueça o carro!

Além de ser uma furada (quem é que estará sóbrio no fim da festa para trazer a galera embora?), rachar um táxi é bem mais econômico. Você ainda pode optar por ir de transporte público e já começar a curtir a folia no trajeto até lá, junto com todas as pessoas que estarão indo para o mesmo bloco que você.

 

6. Prefira blocos de rua às festas fechadas:

Especialmente nas cidades grandes, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife, Florianópolis, os blocos de rua são um dos pontos altos do Carnaval. Se quiser economizar no Carnaval sem deixar de curtir a bagunça, vá a menos festas fechadas (em que você certamente precisará pagar um valor alto na entrada e maior ainda nas bebidas) e vá correndo atrás do trio. É diversão certa!

 

7. Faça você mesmo sua fantasia:

Em vez de gastar horrores comprando fantasias incríveis, mas com preços superinflacionados por conta da época, use e abuse da criatividade para criar sua própria fantasia. Existem diversos sites com ideias boas e baratas de fantasia, usando peças de roupa que você mesmo tem em casa.

Bom Carnaval!

 

Fonte: blog.guiabolso