Segunda a Sexta-feira das 08 às 12Hs e 13:15 às 18Hs

Notícias

Sicontiba negocia Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 com a Sanepar

Durante a reunião de negociação de ACT com a Sanepar, o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, enalteceu o trabalho dos contabilistas

Há décadas o Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba) representa os interesses dos contabilistas da Sanepar em diversas negociações com a empresa, sempre mostrando para a diretoria da estatal a importância de se valorizar o profissional contábil, que tem função estratégica por trabalhar com uma legislação complexa que afeta diretamente a empresa.
No passado, o Sicontiba chegou até a organizar uma greve dentro da Sanepar. Em outra ocasião, lançou uma Nota de Repúdio contra a diretoria da empresa pela demora em assinar um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Hoje, dia 19 de abril, mais uma vez o Sicontiba representou os interesses dos contabilistas da Sanepar. 
O presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, e o diretor Luciano Barboza participaram de uma reunião com o diretor administrativo da Sanepar, Luciano Machado, e os membros da comissão de negociações coletivas da empresa, Rosaldo Jorge de Andrade e Mário Luiz Pompei da Silva, para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018.
Também participaram do encontro dirigentes de outros sindicatos, que representam cerca de 9 mil funcionários da empresa.

O Sicontiba e a Sanepar estão em negociação do ACT 2017/2018 há meses.
No dia 3 de março, o sindicato promoveu uma Assembleia Geral Extraordinária que definiu a pauta de reivindicações que foi encaminhada para a diretoria da Sanepar. No dia 31 de março, a empresa apresentou uma proposta que não agradou aos contabilistas.
Hoje, após reuniões e cobranças por parte do Sicontiba, a Sanepar entregou uma nova proposta, que será discutida em assembleia no dia 4 de maio. Por ora, graças a muita negociação, pode-se adiantar que foram concedidos os seguintes itens:
·         Manutenção dos benefícios adquiridos no acordo anterior.
·         Repasse da inflação garantido no salário e no vale-alimentação.
·         Aumento do abono indenizatório, que será pago um mês após a assinatura do ACT, de acordo com o INPC, de 4,69% (março/2017), sobre a parte fixa do valor estabelecido.
·         Concessão de mais um período no fracionamento de férias.
·         Os funcionários com mais de 50 anos poderão fracionar o período de férias.
·         O horário móvel será aplicado de maneira igual a todos os contabilistas.
·         Manutenção do Fundo Assistencial, que é pago pela empresa e tem validade para o Sicontiba como anuidade associativa.

O presidente do Sicontiba ressaltou a importância do diálogo transparente nas negociações e o trabalho desenvolvido pelo sindicato em busca de defender os interesses dos contadores.
“Vivemos um momento complicado no Brasil. A nossa economia não anda tão bem quanto deveria e, por isso, as negociações com as empresas se tornam difíceis e demoradas. Somente uma categoria forte e um sindicato forte são capazes de pleitear mudanças e garantir mais valorização profissional”, completou.
O post Sicontiba negocia Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 com a Sanepar apareceu primeiro em Sicontiba.
Fonte: Sicontiba