Segunda a Sexta-feira das 08 às 12Hs e 13:15 às 18Hs

Notícias

Prestação de contas de 2016, construção da nova sede e outros assuntos de importância da classe contábil pautam a reunião de diretoria do Sicontiba

Ontem, dia 7 de março, o presidente do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Hugo Catossi, presidiu a reunião de diretoria do sindicato que teve como discussões centrais o relatório de prestação de contas das atividades desenvolvidas pelo Sicontiba em 2016 e a construção da nova sede administrativa.
Nas suas 129 páginas, o relatório traz as principais iniciativas e trabalhos realizados pela diretoria do Sicontiba no ano passado, como, por exemplo, a celebração de 42 Acordos Coletivos de Trabalho.
Para ter acesso ao relatório, clique aqui ou sobre a imagem abaixo.

O documento já está disponível também no Portal da Transparência do Sicontiba e tem o mesmo formato e objetivo dos relatórios de 2015 e de 2014.
“Nós temos um compromisso enorme com a transparência das nossas ações, já que ninguém está aqui para ficar viajando ou usando o dinheiro dos contabilistas em vão”, destacou Hugo.

Também foram discutidas hoje as contas do Sicontiba referentes ao ano passado. Elas foram aprovadas por unanimidade pelos Conselhos Fiscal e Consultivo, pela diretoria executiva e pela Assembleia Geral Ordinária realizada com associados.
Para ter acesso aos documentos, clique sobre os links abaixo.
Relatório das Atividades Desenvolvidas em 2016 +
Balanço Patrimonial e Demonstrações do Resultado 2016 +
Balanço Patrimonial – Analítica +
Demonstrações do Resultado 2016 – Analítica +
Notas Explicativas +
Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido Findo 2016 +
Demonstrac?a?o do Fluxo de Caixa 2016 +
O presidente Hugo apresentou ainda, em 46 slides, o andamento da construção da nova sede administrativa do Sicontiba, em Curitiba. A obra teve início em janeiro deste ano e os trabalhos estão correndo dentro do planejado.

“É um sonho e um desafio. A sede antiga tinha sido construída em 1957. Estava cheia de problemas estruturais sérios, inclusive, com cupim na região do telhado. O terreno não é muito grande e não foi fácil montar um projeto em cima de uma estrutura antiga, mas os contabilistas merecem um local adequado e aconchegante para quando visitam a entidade. Eles se dedicam e se empenham como nenhum outro profissional. Eles merecem”, disse Hugo.
E ainda completou: “Agora eles terão mais conforto e uma estrutura que lhes convêm. Antes não tínhamos um lugar adequado para assembleias, reuniões, cursos e atendimento da nossa assessoria jurídica. Agora, em breve, teremos. Além disso, todos os contabilistas da nossa base poderão desfrutar da Sala do Contabilista do Sicontiba, que será equipada e ficará à disposição de todos. Afinal, o Sicontiba é a casa dos contabilistas das 29 cidades que formam a sua base”.
O presidente do Sicontiba fez um agradecimento especial aos fiscais da obra, os diretores José Carlos Lada e José Eurides Borges Filho, e também ao 2° vice-presidente, Dirceu Vaz, e ao associado Dilson Vaz por terem oferecido o espaço (na Rua Augusto Severo, 133, no Alto da Glória) para o Sicontiba continuar as suas atividades com toda estrutura e sem custo algum enquanto a obra não é concluída.
“Eu estava apreensivo com o endereço temporário do Sicontiba, já que a nossa maior preocupação é sempre atender bem os contabilistas. Mas a ligação do Dirceu oferecendo um espaço foi tranquilizadora. O Sicontiba continua trabalhando da mesma maneira e estamos sempre procurando melhorar. Então, só temos a agradecer ao Dirceu e ao Dilson”, pontuou.

Projeto da nova sede do Sicontiba

Falou-se ainda durante a reunião da agenda de cursos de 2017. Os treinamentos promovidos pelo Sicontiba continuam sendo pautados por preços abaixo do mercado, palestrantes renomados e temas atuais.
O próximo curso será realizado no dia 21 de março e o tema: “Atualização dos Tributos Federais para 2017 (PIS, COFINS, IR, CSLL)”. As inscrições estão abertas.
Para conferir a agenda de cursos, clique aqui sobre a imagem abaixo.

Discutiu-se ainda outros temas de relevância para os contabilistas, tais quais:
– A importância do recolhimento da contribuição sindical para que a entidade possa manter as atividades em defesa e valorização do profissional contábil. A contribuição é fundamental para que o Sicontiba continue fazendo a diferença em prol da classe, lembrando que o pagamento do tributo é obrigatório, passível de cobrança.
– A parceria que o Sicontiba acabou de fechar com a Certmidia, oferecendo aos contabilistas que estão em dia com o pagamento da contribuição sindical descontos de até 50% e vantagens exclusivas para a aquisição de certificado digital: e-CNPJ e e-CPF. Para mais informações ligue 0800-037-0303.

– Os convênios que oferecem diversos benefícios para quem está em dia com o pagamento da contribuição sindical, a exemplo dos descontos no Colégio SESI-PR, nas Faculdades Santa Cruz e na Unimed Curitiba.
– As diversas homologações de rescisões trabalhistas e de transferência de escrita (responsabilidade técnico-contábil) realizadas pela assessoria jurídica do Sicontiba.
– A prorrogação do prazo de entrega da DIRF até o dia 27/02 após reivindicações do Sicontiba e demais entidades contábeis.
– As reuniões com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o secretário de Urbanismo da cidade, Marcelo Ferraz Cesar, para o fortalecimento de parcerias em torno de questões importantes para a classe contábil e a sociedade e para agilizar o atendimento e os processos na prefeitura.
O encontro marcou ainda o ingresso de um novo associado ao Sicontiba: Antonio Afonso Ferreira da Silva.
No fim do dia, houve um jantar de confraternização que contou com a participação do vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), Laudelino Jochem, dos ex-presidentes do CRCPR, Antônio Carlos Doro e Maurício Smijtink, e do delegado Rubens Recalcatti.
O post Prestação de contas de 2016, construção da nova sede e outros assuntos de importância da classe contábil pautam a reunião de diretoria do Sicontiba apareceu primeiro em Sicontiba.
Fonte: Sicontiba