Segunda a Sexta-feira das 08 às 12Hs e 13:15 às 18Hs

Notícias

Mutirão da prefeitura de Curitiba para a Consulta Prévia de Localização

O Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba) tem acompanhado de perto há muito tempo e também cobrado mais agilidade e rapidez da prefeitura de Curitiba quanto à liberação da CPL (Consulta Prévia de Localização).
Nesta semana, a prefeitura anunciou a realização de um mutirão, de 3 a 7 de abril, para reduzir a fila de espera para a CPL. Confira mais informações na reportagem abaixo.
O mutirão é uma medida imprescindível, mas não suficiente. Por isso, continuaremos acompanhando e reivindicando a integração de Curitiba à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).
Hugo Catossi
Presidente do Sicontiba
 

Mutirão reduzirá fila de espera para a CPL
Fonte: Prefeitura de Curitiba
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos vai fazer um mutirão para reduzir a fila de espera para a Consulta Prévia de Localização (CPL), um dos documentos obrigatórios para expedição de Alvará de Localização e Funcionamento. Estima-se que, desde novembro do ano passado, quatro mil consultas estejam represadas.
Normalmente, o atendimento para as CPLs acontece somente no período da tarde. Na primeira semana de abril (3 a 7 de abril), os interessados poderão comparecer de 9h às 11h30 e das 14h15 às 17h, na Avenida João Gualberto, 623, térreo, no Alto da Glória.
O Secretário Municipal de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César, explica que, para realizar o mutirão, a secretaria colocará mais servidores focados no serviço. “Estimamos que o mutirão reduza significativamente a fila de espera”, diz ele.
As pessoas que já têm pedido registrado podem levar o número do protocolo junto a outros documentos que possam esclarecer a atividade solicitada.
Quem ainda não solicitou uma CPL pode fazê-lo no site da Prefeitura Municipal de Curitiba. Clique aqui. Os interessados podem buscar mais informações pelo telefone: (41) 3350-8429.
Devido ao mutirão, serão desativados os atendimentos dos plantões de fiscalização, edificações, cadastro técnico e uso do solo. Os núcleos regionais também terão atendimento desativado durante a semana.
Redesim
O mutirão, afirma o secretário, é uma medida para suprir as demandas mais urgentes. “A solução definitiva será a integração de Curitiba à Redesim, que já foi aprovada pelo prefeito Rafael Greca e está em fase de implantação”, diz. César afirma que a primeira fase deverá estar concluída no fim do primeiro semestre.
A Redesim é um sistema que integra todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia e o tempo para tirar o alvará.
Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo. Curitiba é um dos poucos municípios do Paraná que ainda não tinham aderido ao sistema.
Consulta Prévia de Localização
A Consulta Prévia de Localização corresponde à análise da Secretaria Municipal do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos em relação ao zoneamento e sistema viário do local onde serão implantadas as atividades comerciais solicitadas. A CPL é um dos documentos necessários e obrigatório para expedição de Alvará de Localização e Funcionamento, pela Secretaria Municipal de Finanças.
O post Mutirão da prefeitura de Curitiba para a Consulta Prévia de Localização apareceu primeiro em Sicontiba.
Fonte: Sicontiba