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Comunicação interna: 15 boas práticas para transmitir a cultura empresarial

Siga estes conselhos e aproveite a comunicação interna para transmitir missão e valores da organização que podem fazer toda a diferença no envolvimento dos colaboradores.

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A comunicação interna pode e deve ser aproveitada para transmitir os valores da cultura empresarial, contribuindo para um envolvimento mais afincado de todos os colaboradores. Eis algumas boas práticas que pode adotar.

1. Visão, estratégia e planeamento: esclareça onde a empresa está no presente e onde ela quer estar no futuro. E identifique as estratégias adotadas para lá chegar.

2. Use as ferramentas certas: aproveite o melhor que a tecnologia tem para oferecer e divulgue juntos dos colaboradores a melhor forma de pouparem tempo e de conseguirem cumprir os objetivos.

3. Aposte na linguagem visual: aquela velha máxima de que uma imagem vale mais do que mil palavras continua atual. Não comunique apenas por palavras. Use o poder da imagem para transmitir mensagens.

4. Seja divertido: ninguém gosta de mensagens enfadonhas e o tédio na leitura é claramente o pior inimigo da compreensão do seu conteúdo. Capte a atenção dos seus interlocutores, mantendo um discurso agradável e bem-disposto. Se, em alguns momentos, puder recorrer ao humor, tanto melhor.

5. Inclua métricas sempre que possível: quantifique o desempenho da empresa em várias áreas e motive a equipa a acompanhar esta evolução, contribuindo positivamente para ela.

6. Não perca de vista a ‘floresta’: além da comunicação do dia-a-dia, mantenha-se suficientemente hábil na visualização das ‘árvores’, mas também de toda a ‘floresta’. Lembre os colaboradores que cada vitória faz parte de um objetivo maior.

7. Disponibiliza canais para receber ideias e comentários: mantenha-se aberto para todas as sugestões e não alimente um muro entre quem comunica e quem recebe a comunicação. Seja recetivo.

8. Encoraje a comunicação e colaboração interdepartamental: é sempre possível aprender com os colegas de outras áreas, em prol do bem comum.

9. Evite uma comunicação sobrecarregada: é um dos perigos que a Internet mais alimenta em matéria de comunicação, tal é a facilidade com que se envia uma mensagem. Seja racional na frequência com que o faz.

10. Não se limite a informar: inspire a ação de outros.

11. Abra as linhas da comunicação: facilite canais de contactos entre todos os colaboradores, para que tal não seja um ato restrito apenas a uma elite.

12. Garante a transparência: só assim desperta confiança e credibilidade junto dos interlocutores. E mantenha um diálogo aberto.

13. Encoraje a referência à empresa nas redes sociais: postar fotografias de um ambiente divertido no local de trabalho só contribua para a boa reputação da organização.

14. Partilhe notícias e tendências do setor: toda a equipa gosta de se manter a par das últimas novidades com impacto no setor em que trabalham.

15. Reconheça e elogie o sucesso: os colaboradores que se sentem publicamente valorizados tendem a estar mais envolvidos com a organização que representam.

Fonte: EnPlug