Segunda a Sexta-feira das 08 às 12Hs e 13:15 às 18Hs

Notícias

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

Fazer a declaração do Imposto de Renda sempre deixa os contribuintes repletos de dúvidas e inseguranças, afinal, são muitos dados e documentos. Porém, após o cumprimento da obrigação, surge o segundo problema: entender como funciona a restituição do Imposto de Renda, quem tem direito a receber ou como proceder.

O procedimento é bem simples, porém é preciso ficar atento, para não ter prejuízos ou deixar de observar os prazos. No post de hoje falaremos sobre o assunto para que você entenda de uma vez por todas. Acompanhe!

Restituição-do-imposto-de-renda-2

O que é a restituição do Imposto de Renda

Todos os meses as empresas recolhem o imposto de renda dos seus funcionários na fonte, ou seja, o valor já vem descontado no holerite. Quando o valor recolhido, ao final de doze meses, é maior que o valor devido, esse contribuinte terá o direito à restituição.

Da mesma forma, contribuem para aumentar o valor da restituição os gastos dedutíveis como aqueles com saúde, farmácia, educação etc. Por ser assim, é preciso informar todas as despesas no momento da declaração. Isso significa que não se trata de uma vantagem ou de um benefício, mas sim de um direito.

Como descobrir se você tem direito

Isso é simples! Na hora de fazer a declaração é necessário preencher todos os dados disponíveis no informe anual de rendimentos disponibilizado pela empresa que você trabalha, incluindo todas as suas despesas, número de dependentes etc.

Feito isso, o programa fará o cálculo automaticamente. Depois, é só optar pela declaração simplificada ou completa, considerando o que for mais benéfico para o seu caso. Se perceber algum erro, faça a retificação das informações e depois defina a opção.

Como receber o valor

Ao elaborar a declaração, caso seja constatado que você tem algo a restituir, será necessário informar uma conta bancária para que o depósito seja realizado. Confira os dados no seu cartão para não errar.

Feito isso, é só aguardar a publicação do calendário no site da Receita Federal, que conterá a data em que o valor será depositado na sua conta.

Como proceder se o valor não for depositado

Se houver algum erro nas informações ou se você encerrar a conta antes da realização do depósito, será necessário comparecer ao Banco do Brasil, com a cópia da sua declaração, e informar os dados corretos.

O prazo limite para solução do problema é de 12 meses. Caso você não solucione a questão nesse período, será necessário preencher um pedido de restituição de Imposto de Renda que fica disponível no site da Receita Federal.

Como funcionam os lotes

As restituições seguem uma ordem de prioridade, ou seja, começam pelos idosos, pelos portadores de deficiência e pelos portadores de doenças graves.

Na sequência, os pagamentos serão realizados com base na data da sua declaração, ou seja, quanto antes você declarar, mais rápido você receberá a restituição do imposto de renda.

 

Fonte: Guia do Bolso